quinta-feira, maio 18, 2006

Para quando uma verdadeira "Etar"?

Um irmão meu tem uma quinta junto ao ribeiro que passa perto da povoação da Roda. Esse ribeiro recebe os esgotos da povoação de S.Cosmado e provavelmente outros que nele são lançados sem qualquer tipo de tratamento. As águas são negras e libertam um cheiro insuportável, os mosquitos são aos milhares principalmente no Verão!
O saneamento básico é indispensável, mas o tratamento dos efluentes também o deve ser!
Abrem-se estradas por todo o concelho destruindo terrenos agrícolas, algumas delas sem necessidade, mas não se constrói uma verdadeira estação de tratamento dos efluentes domésticos que continuam a céu aberto e a serem lançados nos rios e ribeiros do nosso concelho!
Não seria esta uma prioridade? Será que esta situação se vai arrastar ainda durante muito tempo?
Senhores autarcas façam de Mangualde uma cidade limpa e saudável. Mangualde não é só "centro", não "varram para debaixo do tapete", só para inglês ver!

2 Comments:

Blogger Zel said...

É triste sim senhora, para quem cresceu a nadar e a pescar, nas águas deste Ribeiro, e o pior não é na Ponte mas sim depois dela, pois as fosses estão quase de ligação directa, com o aumento de capacidade que fizerem. Inicialmente para população da Roda, agora com Canedo e S. Cosmado

Tirei umas fotos na altura das chuvas para comparar com umas mais lá para Agosto..


Obrigado pela visita

Um abraço

3:51 da tarde

 
Blogger Alex said...

Por todo o lado há problemas deste tipo. E quase nada se resolve. Tudo é adiado e arrastado. São excelentes praias que perdem bandeiras azuis porque há mais merd… do que água, ribeiros e rios poluídos, descargas de afluentes com químicos perigosos.
Os fundos da UE já se foram e pouco ou nada foi aproveitado. Ninguém foi responsabilizado por inoperância e laxismo. Somos mesmo um povo de ignorantes...

3:45 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home