terça-feira, outubro 03, 2006

Alterações climáticas


São vários os estudos científicos neste campo que provam que o clima vai sofrer alterações que poderão mudar a geografia da Terra e pôr em causa a sobrevivência de muitas das espécies actuais. O próprio homem para sobreviver também terá de adaptar-se a essas mudanças climáticas.
O aumento da temperatura parece ser já um facto comprovado que terá consequências dramáticas a vários niveis: aumento do nível do mar, desaparecimento dos gelos polares, secas prolongadas, desaparecimento de várias espécies florestais, alagamento de zonas costeiras, menos reservas de água doce, etc.
Tudo isto causado pela poluição atmosférica que diariamente se produz em todo o mundo! Poluição esta que poderia ser muito menor se todos para isso contribuíssemos com pequenos e saudáveis gestos, como o simples facto de andarmos mais a pé!
O Homem é o único ser vivo que parece estar a destruir conscientemente a casa onde vive. É isto a que chama progresso? A inteligência humana tem destas contradições, tanto é capaz do melhor como do pior!
Será que os governantes de todos os países estão levar a sério este problema? Ou já não será tarde demais?