terça-feira, outubro 03, 2006

Alterações climáticas


São vários os estudos científicos neste campo que provam que o clima vai sofrer alterações que poderão mudar a geografia da Terra e pôr em causa a sobrevivência de muitas das espécies actuais. O próprio homem para sobreviver também terá de adaptar-se a essas mudanças climáticas.
O aumento da temperatura parece ser já um facto comprovado que terá consequências dramáticas a vários niveis: aumento do nível do mar, desaparecimento dos gelos polares, secas prolongadas, desaparecimento de várias espécies florestais, alagamento de zonas costeiras, menos reservas de água doce, etc.
Tudo isto causado pela poluição atmosférica que diariamente se produz em todo o mundo! Poluição esta que poderia ser muito menor se todos para isso contribuíssemos com pequenos e saudáveis gestos, como o simples facto de andarmos mais a pé!
O Homem é o único ser vivo que parece estar a destruir conscientemente a casa onde vive. É isto a que chama progresso? A inteligência humana tem destas contradições, tanto é capaz do melhor como do pior!
Será que os governantes de todos os países estão levar a sério este problema? Ou já não será tarde demais?

5 Comments:

Blogger Crónicas de Ariana said...

Eu tento todos os dias dar o melhor de mim para preservar este nosso planeta e, além disso, em casa, na rua e aos meus alunos tento alertar apra os perigos das atitudes irresponsáveis do ser humano. Sei que pode não ser o suficiente para conseguir preservar este planeta, mas fica a tentativa... se todos fizerem o mesmo já não será mau!

BJS :)

1:43 da tarde

 
Blogger Al Cardoso said...

Tem o meu amigo muitissima razao.
Olhe uma das coisas que deviamos fazer, (contra mim falo) era incluir paineis solares na construcao das nossas casas, para as tornar autosuficientes.
Em poucos anos era investimento pago, quem nao gostaria muito da ideia era a companhia da electricidade.
Pela minha parte e ideia que ainda poderei realizar, talvez breve.

11:25 da tarde

 
Blogger Al Cardoso said...

Caro Antonio:

Passe por: http://aquidalgodres.blogspot.com

Tenho la uma entrada para a qual gostaria do seu comentario.

Um abraco fornense.

1:17 da manhã

 
Blogger a d´almeida nunes said...

E mais, antonio, que será deste planeta se a destruição/desaprecimento dos gelos polares, vier a provocar oscilações na própria inclinação da Terra, alterando-se desta forma, o campo electromagnético e, quiçá, a própria órbita do nosso planeta.
Brrrrrr Até arrepia pensar nas consequências quando se dramatiza um bocadinho que seja os problemas ambientais com que nos debatemos e que, gananciosos, nem neles reflectimos com seriedade.
De António para António
Um abraço

2:50 da tarde

 
Blogger BlueShell said...

Olha...aqui tão pertinho de mim...e eu não te conhecia!!!!
Tb sou de Mangualde!
Tens razão....e temos de reflectir no que estamos a fazer ao planeta Terra!
Jinho, BShell

5:11 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home