sexta-feira, março 31, 2006

Destruir ou preservar?


Há dias de manhã, quando seguia para o meu local de trabalho, ouvi um locutor da rádio referir que um conhecido geógrafo português dizia que a paisagem portuguesa estava cada vez mais descaracterizada e feia e o nosso país cada vez mais pobre.
Concordo plenamente e não é necessário viajar para muito longe, para nos apercebermos de que realmente é verdade!
Basta para isso fazermos um passeio até à base do monte da Senhora do Castelo (Mangualde), para verificarmos o atentado ao património ambiental que aí foi feito.
Num lugar outrora verdejante e belo ,está agora um descampado sem estética e sem utilidade quase nenhuma, a que deram o nome pomposo de Parque Multiusos!
A serra de S.António dos Cabaços, está a ser transformada num parque industrial, em vez de ser preservada e reflorestada.
O alcatrão e o cimento estão a invadir e a destruir terrenos agrícolas e nascentes de água, bens preciosos que a Mãe Natureza nos ofereceu e que os nossos antepassados tão bem souberam preservar e explorar! Bens que decerto, num futuro muito próximo, nos irão fazer imensa falta!
É este o progresso que queremos? Não estamos a comprometer a sobrevivência das gerações que nos precederem?
Não é a terra, o verdadeiro ouro negro e a água a fonte da vida?
Será que estas cabeças "iluminadas", não entendem que estes recursos naturais são indispensáveis e se devem preservar a todo o custo?
Como dizia a minha querida avó, pessoa inteligentíssima, apesar de não saber ler e escrever: "Depois de cavalo morto, cevada no rabo."

terça-feira, março 28, 2006

A importância dos seres vivos


Todos os seres vivos são indispensáveis à sobrevivência do Homem, por isso é importante que se preservem todas as espécies ainda existentes e se pare com a extinção das mesmas.

segunda-feira, março 20, 2006

Dia da Árvore

«O homem só terá verdadeira consciência da importância das árvores e da sua influência no clima e na sobrevivência da sua própria espécie, quando a última árvore da Terra for derrubada, mas aí já será tarde demais!»
Para bem de todos e das gerações vindouras, esperemos que este pensamento não se concretize e que a educação ambiental passe a fazer parte da cultura dos que nos governam e de todos nós.
Já é tempo de parar os crimes ambientais que todos os dias se cometem em prol de um capitalismo selvagem e de uma cultura que previligia o materialismo civilizacional da época em que vivemos.
O Dia da Á rvore não se pode resumir a umas arvorezinhas cedidas pelas autarquias, para os meninos das nossas escolas plantarem!
Há que actuar de forma firme e honesta na preservação da Natureza!
Há que combater e punir aqueles que todos os dias, destroem um bem que é de todos, sejam eles quem forem!
Há que reflorestar, reciclar, despoluir, tratar os esgotos e águas residuais e preservar terrenos agrícolas!
Será que queremos uma Terra saudável e verde, onde os recursos naturais continuem a ser o sustento da humanidade, ou uma Terra alcatroada, cinzenta, doentia e pejada de mamarrachos que enchem os bolsos de dinheiro a alguns?
É tempo de começarmos a pensar a sério nestes problemas e especialmente quem tem responsabilidades de governação que por vezes, tão irresponsáveis são.

quinta-feira, março 16, 2006

Abate de árvores

Foram abatidas há alguns dias, em Mangualde, algumas árvores no jardim do Largo do Rossio(lado nascente) que enriqueciam esteticamente e contribuiam para o pulmão verde desta cidade, já muito castigado pelos incêndios criminosos que nos últimos verões têm assolado o concelho e pela existência de uma unidade industrial que só fechará as portas, quando o último pinheiro for cortado!
A justificação dada pelos responsáveis( segundo o jornal Renascimento) foi o excesso de sombra e que muitas outras iriam ser cortadas!
Teria sido por causa do mamarracho que ali foi colocado para a internet?Será que não haveria um espaço mais adequado que servisse para tais fins?
É realmente triste que numa época em que se cometem todos os dias atentados contra o meio ambiente, haja pessoas com responsabilidades de cidadania a cometer tais atrocidades.
É este o exemplo que queremos dar às nossas crianças?
É este o concelho que os nossos antepassados queriam e que as gerações vindouras querem?
É esta a nossa terra, retratado na canção de Mangualde?

terça-feira, março 14, 2006

Os esgotos em Mangualde


Em Mangualde os esgotos continuam sem tratamento. Não existe ainda uma central de tratamento dos esgotos domésticos. Estes continuam a ser lançados sem tratamento nos rios e ribeiros.
Quando se entra em Mangualde vindo da ip5 e seguindo a variante que vai para Nelas sente-se um cheiro pestilento.